Visitar uma aldeia histórica era um programa que vinha a planear já há algum tempo, tipo, anos! Mas como nunca havia tempo, ou melhor, aparecia sempre qualquer coisa que se sobrepunha, não o concretizava. Quando estás em time off, não significa teres tempo para tudo, mas sim, teres tudo gerido com o teu tempo. Assim lá resolvi investir um dia até Piódão, em Arganil.

Sim, um dia! Pois, só para o percurso (dependendo do ponto de origem) já é necessário dispensar-se algum tempo (talvez horas). É uma aldeia situada num ponto muito interior do país, isolada de meios urbanos e por isso uma aldeia histórica tão especial. Fazem-se vários e vários km de carro em estrada nacional com a companhia da serra.

Mas vale a pena! Sim, é uma aldeia com história, com casas de xisto sobrepostas umas nas outras e muito bem arranjadas. Passeia-se a a aldeia circulando entre quelhas, ruas muito estreitas, que sobem e descem significativamente, há também várias escadas (também estreitas) que permitem o acesso a pontos mais extremos. É um ambiente acolhedor, pois é tudo muito próximo, e a adicionar a isso tem-se a cor intensa da pedra – xisto -. Não me cruzei com muitas pessoas, a não ser um residente, e talvez uma dezena de turistas, que como eu, pararam para almoçar num restaurante com cozinha tradicional.
Agora, há que agendar um time off para visitar as outras aldeias históricas.

 

 

Deixe um comentário