O Santuário de Panóias é monumento nacional, é o único santuário rupestre na Península Ibérica. Está localizado no concelho de Vila Real. Fui até lá! Estava um dia pouco convidativo a visitas. Tinha chovido toda a manhã, o céu estava cinzento, e senti o frio da serra logo ao sair do carro. Mas o time off estava definido para ali, portanto não desisti (e não caí)!

Entro, dirijo-me ao Centro interpretativo e vejo um filme introdutório sobre o santuário e sobre as fragas! Filme interessante, e muito importante, é que pouco, talvez – nada – sabia do que ia ver (risos).

O santuário é um espaço vasto e vedado que integra um Centro e fragas. Várias fragas de vários tamanhos que se vão sobrepondo e ligando umas nas outras, onde apetece andar e passear (a mim apeteceu-me). E é lá onde se concentra todo o significado do monumento, em três fragas. Independentes e afastadas umas das outras têm em si abertas várias cavidades de vários tamanhos e em várias formas (tinham fins diferentes). A fraga mais afastada do recinto e a mais alta conta mesmo com umas escadas de acesso muito bem definidas. A mais próxima conta com várias inscrições, que dizem (estão em latim e grego), e eu acredito (risos), descrevem os rituais celebrados, os deuses a quem eram dedicados e quem as dedicava.

Andei de fraga em fraga, fotografei o que mais gostei, questionei o que não percebi, e vivi uma aventura nas fragas. Não caí em nenhuma, mas escorreguei em todas elas (risos).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário