Nem toda a gente gosta do Carnaval! Sim, conheço gente que não só não gosta, como ‘detesta’ e tem mesmo pavor ao festival, veêm-no como uma verdadeira – fantochada -. Mas por outro lado, também conheço aqueles que estão mais de metade do ano em preparativos e à espera da festa. Os que têm o verdadeiro amor ao Carnaval. Está-lhes no sangue, e no samba (risos)! Há ainda aqueles que se divertem, que se mascaram, que vêem os cortejos, que gostam, mas um ‘gostar’ equilibrado e regrado, e nesses incluo-me eu (risos). Sim, é que aquela máxima do – é Carnaval e ninguém leva a mal – encaixa muito bem ao ouvido, mas na prática, na verdade, pode não encaixar assim tão bem. Portanto, há que prevenir!

O Carnaval é um festival de cariz profano (fontes credíveis, risos), que ocorre antes da quaresma, e envolve festa, muita festa! É altura de folia e muita alegria. A celebração é feita em espaços públicos, em espaços particulares, em ruas, em avenidas, em todo o lado e sempre combinada com música, máscaras e trajes que permitem às pessoas ‘encarnar’ outras personagens, e que personagens!

Mas o que é afinal o Carnaval? Para mim, diria que – tudo – menos a vida real. E há momentos, tantos, que sabe bem viver no irreal, se sabe (rios). Um time off de Carnaval é fantasiar, é muitas vezes a inversão de regras e normas, é a possibilidade de se poder viver vários carnavais num só, e é também a oportunidade de viver momentos diferentes do habitual, do ‘rotineiro’. Às vezes fico com a sensação que o Carnaval não é um período, não é um time off, mas sim uma Vida, e se o interpretasse  sempre assim levaria tudo muito menos a mal (risos)!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário