Andei no coração do Parque Nacional da Peneda Gerês. E desfrutei de um time off  numa das aldeias mais encantadoras e mais visitadas do concelho de Montalegre. Fui até Pitões das Júnias, uma das localidades mais altas de Portugal, e eu gosto tanto de estar no alto. Bem no alto (risos)! Pitões das Júnias foi também uma das aldeias candidatas às – 7 Maravilhas de Portugal, Aldeias -. E foi fácil perceber porquê.

De Montalegre lá, à aldeia, ainda são uns quilómetros, talvez meia hora de carro. A sinalização vai aparecendo e da última que aparece até lá, ao povoado, ao centro da aldeia, são menos de 10 minutos. A aldeia está isolada, é uma aldeia remota, rodeada por lameiros e por uma paisagem ‘agreste’. Um agreste positivo (risos). Sim, quando me distanciei um pouco e tentei ver a aldeia como um todo e noutra perspetiva, vi as poderosas e gigantes escarpas e morros graníticos do Gerês ao fundo. Como que protegendo e aconchegando. Tive que fotografar!

Depois, depois fui até à aldeia. Circulei nas várias ruas em calceta tipicamente transmontana. Passei na igreja matriz, vi várias casas muito próximas umas das outras que se ‘escurecem’ entre si. E escurecem ruelas ou quelhas muito estreitas, algumas sem saída. Mas eu encontrei a saída (risos), encontrei luz. Encontrei Vida, e encontrei uma aldeia limpa, arranjada, pronta a receber para quem a quiser visitar.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário