Quis conhecer mais um monumento de interesse público e que faz também parte do circuito de visitas ao Douro e Varosa. Fui até Ferreirim, uma freguesia do concelho de Lamego, a cerca de 10km da cidade e fiz um time off no Convento, nunca com a ideia de ficar lá dentro, isso não (risos)! Fui em viagem até ao Convento de Santo António de Ferreirim.

Da estrada nacional até lá são cerca de cinco minutos de carro. Ainda antes de chegar comecei a avistar o Convento, desta vez, num ponto inferior à estrada. O dia estava bonito, o sol iluminava a entrada, a fachada. A visita prometia! E também prometia porque não sabia tudo. Não gosto de passear a saber tudo. Não tem piada (risos).

A visita

Acabei de chegar e fui informada que a visita iniciaria com uma pequena introdução no centro interpretativo e depois descia até à igreja, hoje a funcionar como igreja matriz de Ferreirim. A tal entrada e fachada que via, respeitava à Igreja! ‘Mas então já não há o Convento propriamente dito, é isso?’ pergunto eu. ‘É isso mesmo. O edifício respeitante ao convento, nas traseiras da igreja, ruiu e nunca foi recuperado, mas recuperaram a torre. No final passamos lá’, informou a pessoa que acompanhou a visita.
Fachada do Convento ou da Igreja é linda na mesma. E guarda lá dentro um conjunto riquíssimo de quadros respeitantes à pintura portuguesa, e aos “Mestres de Ferreirim”. Fiz questão de parar, admirar e  fotografar, sempre (risos)! Depois, depois desci para visitar a igreja. E o time off finalizou a circular no espaço exterior traseiro, onde já não há ‘convento’, nem ruínas, mas permanece ainda forte e viva uma torre que terá sido a origem de todo o edificado. E ali, e a dizer adeus senti que visitei o monumento, o Convento de Santo António de Ferreirim!

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário