Gondesende é uma localidade, é uma aldeia, é uma freguesia, é mais um cantinho do ‘nosso Portugal’, que tive a felicidade de conhecer. E foi lá, em pleno Parque Natural de Montesinho, entre a vila de Vinhais e a cidade de Bragança, que encontrei este retrato puro de um mundo rural que ainda permanece vivo.

Cheguei e percebi que ali vive-se longe da agitação, do ruído, dos horários, dos dias curtos. Ali há tempo, muito tempo! Mas são já muito poucos os que ainda vivem naquela paz e tranquilidade. Poucas dezenas de pessoas fazem de Gondesende o seu verdadeiro e único lar. No entanto, talvez, casa sim, casa não, uma estava recuperada e arranjada. Há procura para turismo rural, para time (s) off!

Circulei a pé pelas ruas, parei para conversar com uma querida local, já entrada na idade, e fotografei. Muito! É uma bela aldeia típica, tem passado, mas tem também marcas vivas do presente. Naquele contexto de pedra que preenche todas as ruas e habitações há flores, há cor e há um gosto simples e leve em saber receber, welcome! E quem não gosta de ser bem recebido?

 

 

Deixe um comentário