Visitei uma das vilas mais antigas e mais a norte de Portugal. Fui até Ponte de Lima num time off em que faltou tempo, mas não faltou ‘amor’.  Sim, a vila é peculiar, é o coração do Lima, e é um amor!

Comecei a visita talvez pelo ponto mais popular e turístico, a ponte medieval que liga as duas margens do Rio Lima. Também ela a responsável pela identidade de Ponte de Lima. Conta a lenda que terá sido a Rainha D. Teresa, em grande destaque no centro da vila, que lhe outorgou uma carta de foral, referindo-se como Terra de Ponte. Uma ponte pedonal ‘carregada’ de histórias e de vida, onde apetece ficar. De lá ainda vi as duas torres de arquitectura medieval que restam. Sim, também foi vila cercada, amuralhada.

Depois caminhei até ao centro, onde me cruzei com interessantes e significativas homenagens às gentes de Ponte de Lima. O senhor da concertina, a vaca das cordas e os rurais nas suas tarefas da lavoura. Cultura e tradição que não está esquecida. Gosto tanto! Também entrei na igreja matriz e estive na Praça da República onde parei para ler ‘o amor e o tempo’. Lindo! A visita terminou com uma ‘viagem’ ao Museu do Brinquedo Português. Um espaço rico e com significado, preenchido de cor e fantasia …

 

 

 

Deixe um comentário