E os time(s) off a norte continuam! Muito para ver, para explorar e desfrutar . O ‘nosso’ Douro maravilhoso é também religioso. Religioso há anos, dezenas de séculos.

Conheci mais um dos testemunhos, dos monumentos, a Capela de São Pedro de Balsemão. Localizada nos arredores da cidade de Lamego, num vale, numa planície junto às margens do rio Balsemão, e muito isolada, é paragem obrigatória para exploradores, curiosos e ‘turistas’ como eu. Do centro da cidade até lá foram menos de 10 minutos. No entanto, a estrada é secundária e estreita, e o ‘destino’ parece – natureza -. Só. Sim, cheguei a pensar que estaria enganada no percurso. Mas não! A capela fica localizada mesmo assim, num ponto um pouco elevado, e bem longe de tudo. Quase tudo. À frente, uma vista única. Verdes florescente de uma natureza livre e feliz, e o rio Balsemão a dirigir-se lentamente para a barragem do Varosa.

Depois foi visitar o que me fez ir até ali, a capela. É um espaço reduzido, tal como aparenta por fora. Mas lá dentro, o tamanho, a dimensão não interessa, pois há singulares exemplares do séc. X, raros em território português. São vários elementos e técnicas construtivas em pedra que agregam várias épocas da antiguidade. E significados. Há ali, muito significado! Temas da religião, e isso não costumo explorar, acho que deve ficar bem ‘guardado’ …

 

 

Deixe um comentário