Visitei a aldeia raiana de Rio de Onor. Localizada a cerca de 25 km da cidade de Bragança, é uma maravilha de Portugal! Sim, foi eleita uma das 7 maravilhas aldeias do país. Tem a particularidade de fazer fronteira com a vizinha Espanha. De um lado, Rio de Onor, do outro, Rihonor de Castilla. É a aldeia comunitária das mais visitadas e típicas do Parque Natural de Montesinho. Fui lá desfrutar de um time off !

Cheguei e percebo, que mesmo em decrescente, ali ainda há partilha e entreajuda de todos os habitantes. Partilha de tanques, fornos, equipamentos, animais, terrenos agrícolas onde todos devem trabalhar, … O verdadeiro sentido de comunidade. Talvez seja por isso, que mesmo isolada e distante de quase tudo a aldeia se mantenha viva. Vi um povoado, muitas casas, grande maioria, as típicas serranas em xisto com varandas alpendradas de um lado e do outro do rio Onor. Vi vários locais nas suas lides diárias e cruzei-me com turistas que passeavam serenamente pelas ruas da aldeia.

É de facto um cantinho especial. E foi talvez no ponto mais pitoresco da aldeia onde parei mais tempo. Na ponte romana que liga as duas margens, já ‘ligadas’ por si. Pelas gentes de Rio de Onor. A paz, a tranquilidade e ruralidade de quem ali vive é singular, impossível de fotografar …

 

 

 

Deixe um comentário