Para conhecer e explorar a cidade de Viana de Castelo seriam precisos vários time(s) off. Mas eu só tive um, um dia para viver e sentir Viana!

Há património, há vários monumentos e há espaços culturais espalhados pela cidade, tive que fazer escolhas. ‘Não se pode ter tudo’ (risos), uma máxima que uso muito. Comecei pelo centro histórico, onde não é preciso um grande roteiro. Está por ali tudo, quase tudo. Muitos espaços comerciais ainda tradicionais, a estação de comboios, o imponente chafariz da Praça da República, a Igreja Matriz da cidade e o Museu do Traje. Visitei-o, fui lá dentro. É um espaço que expõe de forma clara e feliz o traje usado pelo Homem do Alto Minho ao longo dos anos, em diferentes localidades e para diferentes ocasiões. Muita cor, muito dourado e muitos elementos decorativos, que depois tive a sorte de ver ao vivo, já na rua.

Também passeei pelo Jardim da Marginal. Muito verde que se mistura e refresca facilmente com um azul imenso ali bem próximo, o Rio Lima. A simpática marina e a ponte Eiffel ao fundo. Atravessei-a de carro, também usei o barco para passar o Lima, mas faltou o comboio! Uma boa desculpa para voltar …

 

Deixe um comentário