Fui até Terras de Cerveira. Fiz um time off na pitoresca vila de Vila Nova de Cerveira. Lá não foi, não é necessário carro. É caminhar e passear pela vila a pé, calmamente. Uma forma de fazer turismo saudável e sustentável.

Estava um dia lindo, céu limpo e muita luz. Comecei pela praça principal, onde alguns espaços de restauração dão cor e vida aquele que é o centro de Cerveira. Logo ao lado, e em grande plano a Igreja Matriz e a Casa Verde. É fácil encontrar casas senhoriais e apalaçadas por ali. Poucos metros à frente o também popular e Imóvel de Interesse Público, Solar dos Castros, hoje transformado na Biblioteca Municipal. Um passeio acompanhado pela vista de montanha, montanhas que mais próximo e mais longe protegem e embelezam a vila. E por onde em tempos teriam andado livremente cervos, hoje lembrados através de várias figuras espalhadas na região.

Também visitei o Castelo de Cerveira, aliás deixei-o para o fim, pois previa ser um dos pontos altos do passeio. E foi! É um monumento que conserva ainda algumas das suas torres e muralhas originais. Pode circular-se lá dentro em segurança e em vários sentidos (risos). É ir e explorar! Eu optei por parar nas muralhas viradas ao rio, ao singular Rio Minho …

 

Deixe um comentário