Tive que ir lá! Fiz um time off no Parque Biológico de Vinhais. Um espaço verde transformado em parque biológico em pleno Parque Natural de Montesinho. Localizado a cerca de 2 km da vila de Vinhais, é, e foi fácil chegar lá.

Estava um dia bonito. Muito sol, muita luz e o enquadramento perfeito e mais natural (bosque, vegetação, muita natureza) para uma tarde em cheio. E foi! Fiz a visita ao parque, segui o mapa/ folheto, e consegui ver e interpretar o que se pretende.

Ali, é partilhada ao vivo e a cores (risos) a paisagem da região – fauna, flora e geologia -. Comecei pelo jardim botânico e passei pelo gaiolão das aves. Vi patos, gansos, faisões, vacas, cabras, o cão de gado, galinhas e javalis. Fotografei corços, porcos, ovelhas, burros e ouriços-cacheiros. Parei junto às trutas, às raposas, aos veados e ao painel das abelhas. Entrei no centro Micológico e no Centro Interpretativo das Raças Autóctones Portuguesas, dois espaços de conhecimento de onde não é fácil sair.

Depois, descansei no bar (passear também cansa, risos). Fiquei a desfrutar da magnifica vista que há para a piscina biológica, integrada na zona de alojamento do parque. Uma paz, um sossego, um mundo irreal. Lindo! Agora tenho que voltar para me aventurar nas actividades, para mergulhar na piscina e para pernoitar ali. Ali, naquele mundo irreal …

 

 

Deixe um comentário