Fui visitar mais uma das Aldeias Históricas de Portugal. Um time off pela zona centro, pelo verdadeiro interior do país para conhecer mais da nossa história, para passear mais, e para fotografar (sempre, risos!). Viajei até Linhares da Beira, aldeia e freguesia do concelho de Celorico da Beira. Aldeia medieval, apresenta também marcas claras, nomeadamente arquitectónicas, que viveu e sobreviveu a várias épocas. ‘Carrega’ anos e anos de vida, e portanto muita história! Está tudo lá. Nas ruas e ruelas, na calçada. Nas casas e casinhas. Nas janelas, nas portas, nos penedos, nas fontes, nos solares… Em muitos detalhes. Há sempre motivos para parar e reparar.

Fiz uma viagem longa até lá. Muitos quilómetros e muita estrada. Linhares fica isolada. Está longe de tudo e de todos. Mas talvez seja por isso que consegue manter tão bem e tão viva a sua essência e o seu lado mais genuíno. A uns 2, 3 km de distância comecei a ver o imponente Castelo, e parte das muralhas. Percebi que estava a chegar. Deixei o carro logo à entrada da aldeia. Quis desfrutar da visita, quis caminhar, andar por lá a pé. Granito, muito granito, desde o pavimento às casas, mas onde a onde, alguma cor a contrastar. Era das flores, das roupas, e de objetos vários de quem ali (ainda) vive.

Para o fim ficou a visita ao castelo. Gosto de finais em grande! Subi as muralhas para ver o Vale do Mondego, para ver Linhares, para respirar… Subi, e desci sem me preocupar com o ‘inimigo’ (risos), sem me refugiar, e assim é tão bom viajar!

 

Deixe um comentário