Carrazedo do Alvão

Viva o verão, viva o mês de agosto, viva a tradição e Viva Carrazedo do Alvão! E foi neste espírito que fiz um time off popular, divertido e até emocionante por terras do Alvão, município de Vila Pouca de Aguiar.

Carrazedo do Alvão é a ‘terra’, a aldeia dos meus avós maternos. Diz-me muito! Além disso, as minhas origens passaram também por lá. Ligações que nunca se perderam no tempo. Com visitas mais ou menos frequentes, sempre visitei a aldeia, e assisti ao seu despovoamento ao longo dos anos. Mais de 30 anos.

Muito menos pessoas, muito menos animais (‘gado’), muito menos Vida. Hoje, há cerca de 50 casas habitadas todo o ano. Talvez menos. Mas chega o mês de agosto, o querido mês de agosto, e Carrazedo do Alvão torna a ganhar vida. As casas ficam cheias de gente, o café abre o dia todo, e há Vida pelas ruas. Sim, grande parte dessas pessoas faz vida no estrangeiro. E é no mês de agosto que regressam à CASA MÃE para ver os familiares, para carregar baterias e ganhar energia.

A festa

Ninguém se recorda se alguma vez teria havido uma festa de verão. Este ano, foi o ano! Inicio de agosto a melhor data. Não pude faltar. Um dia de festa completo. Palmas, Parabéns à organização! Teve eucaristia, teve arruada com grupos de bombos (gosto muito!), teve rancho folclórico, teve cantares à desgarrada e noite dançante. E teve também muito calor. Até São Pedro esteve connosco! Houve vitela e porco no espeto (for free!), doces, fruta e um bar à disposição. Não havia razões para arredar pé. Estava tudo ali. Famílias, amigos, boas energias, animação e muitas memórias do passado.

Que festa, que convívio! Que emoção! Foi viver, sentir o lado mais popular, autêntico e alegre que ainda se celebra pelo ‘nosso Portugal’ …

Deixe um comentário