Bem no interior centro de Portugal, fui em time off até à freguesia de Sortelha. Concelho do Sabugal. Quis conhecer mais uma das Aldeias Históricas. Vila fronteiriça de fundação medieval, e talvez uma das mais populares e das mais visitadas. Tive que viajar até lá. Expectativas elevadas, mas corresponderam! Aliás, superaram. Lá dentro, entre muralhas, é outra realidade. É outro mundo. É uma aldeia perfeita, intocável, e que apetece ficar. Ali, ‘encaixa’ tudo tão bem. Além de um estilo e arquitectura rural e típico das várias épocas, há, em todo aquele enquadramento, história. Histórias.

Andei por lá horas. Subi e desci as várias ruas e vielas do aglomerado. Fui até ao sobranceiro castelo, andei a explorar o anel defensivo. Saltei muralhas. Desfrutei da vista desafogada e privilegiada. Fotografei janelas, portas, e vários detalhes singulares que encontrei por lá. Uma viagem ao passado, a vários séculos atrás. Sepulturas medievais, pelourinho manuelino, igreja renascentista, e vida. Há vida lá dentro. Além dos turistas, vivem lá pessoas e animais (muitos gatos). Há vegetação, há flores. Toda aquela mancha densa e intensa do granito (muito limpo) que preenche a aldeia, e a vista, é pintada minuciosamente por cor.

Despedi-me já no final do dia. Com a melhor luz, a melhor energia. A torre de menagem parecia ainda mais alta, os sinos queriam badalar, o aglomerado ‘recolhia’ para descansar, e eu prometi a mim mesma – aqui, tenho que voltar! -.

 

Deixe um comentário