Na Região das Beiras visitei Almeida! Um time off na vila portuguesa pertencente ao distrito da Guarda, que é também uma das Aldeias Históricas de Portugal. Conhecida pela sua fortaleza em forma de estrela de doze pontas, é um exemplar raro dos sistemas defensivos em toda a Europa. Tive que conhecer. Fui até lá num lindo dia de verão. Queria vê-la brilhar (risos).

Chego à vila medieval com origens na pré-história e parto à sua descoberta a circular a pé (como faço quase sempre). Comecei por explorar as muralhas da Praça Forte, um dos maiores exponentes da arquitetura militar do país, e também das principais atrações turísticas da Aldeia Histórica. De lá, uma vista desafogada sobre a região, em várias perspectivas. A fortificação, o seu perímetro, são gigantes! Do castelo, no mais alto ponto da vila, restam só ruínas. Ruínas visitáveis. Mesmo ao lado, a Torre do Relógio a erguer-se elegantemente para o céu, para Almeida! Ruas e ruelas, mais largas mais estreitas. Muitas. Casas típicas e arranjadas onde apetece viver. Andei por lá.

A arquitetura, a estrutura da fortificação são de facto invulgares. Foram arrojados, empenharam-se na necessidade de modernizar e responder às novas necessidades de defesa. Criaram uma Vila amuralhada à prova de armas de fogo. Das mais fortes. Almeida foi e é uma paragem tranquila, mas Viva! Rica e com história, está preparada para receber. É ir lá! É ver!

Deixe um comentário