Porque os time(s) off Aldeias Históricas continuam a ser dos mais queridos e dos mais populares, visitei Belmonte! Fui até à aldeia histórica que também é vila e sede de município. Conhecida por muitos pela terra de Pedro Álvares Cabral. O grande navegador! Parei por lá, fui à descoberta, num quente e longo dia de verão.

Cheguei a Belmonte, e subi lá em cima, em direção ao coração da aldeia histórica, e onde iniciou a vila, e a Vida. E dizem alguns, também o lugar que terá originado o nome de Belmonte – monte belo, belo monte -. Antes de chegar ao castelo parei e visitei a Igreja de Santiago, Monumento Nacional e paragem para muitos peregrinos com destino a Santiago de Compostela. Depois, subi mais alguns metros e entrei no Castelo de Belmonte. Monumento Nacional, dentro de muralhas é essencialmente um anfiteatro que acolhe variados espetáculos. No entanto, nos dois pisos da torre de menagem há partilha de conhecimento, de história. Fui até lá. Depois, circulei pelas muralhas, e usufrui da magnifica vista sobre Belmonte e do ‘cheirinho’ à Serra da Estrela.

Já fora de muralhas descobri as ruas de Belmonte. Muitas casas acolhedoras, muitos sinais de autenticidade e várias casas museu abertas para quem está e para quem chega – Museu dos Descobrimentos,  Ecomuseu do Zêzere, Museu Judaico e o Solar dos Cabrais -. Tanto para conhecer e saber neste ‘nosso’ interior centro de Portugal. Obrigada!

 

Deixe um comentário