Num belo dia de sol, decidi explorar mais uma vila medieval do ‘nosso Portugal’. Fui até Castelo Mendo! Aldeia Histórica, e localidade pertencente ao concelho de Almeida, está classificada como Imóvel de Interesse Público. Fui ver e conhecer. Foi mais um time off ao passado secular, ainda vivo, no interior centro do país.

Castelo Mendo é um aglomerado concentrado, num planalto superior, uma planta ovalada irregular. Foi assim que a vi, quando cheguei, ainda em estrada, a poucos metros de parar o carro. Cores terra, o som da natureza, e uma estrada a acabar ali. Ali, em Castelo Mendo, uma aldeia onde habitam pouco mais que 50 habitantes. Sortudos! Estaciono no largo, fora da fortificação, e parto à descoberta. Entro pelo portão de armas do castelo, Monumento Nacional. A principal e melhor entrada. Lá dentro, dois núcleos distintos. A cidadela, e a cerca da vila. Caminhei e circulei pelos dois. A cidadela bem marcada pelos anos, apresenta essencialmente troços de muralhas e ruínas. A cerca é a Vida! E foi lá que passei mais tempo. Casas lindas de morrer e igrejas prontas a receber – Igreja de São Pedro e a Igreja de São Vicente -. 

Circulei várias vezes as mesmas ruas, poucas. Fotografei as mesmas casas, os mesmos fundos, de diferentes perspetivas. São dois núcleos, num só – Castelo Mendo -, um cantinho bem especial de Portugal!

 

Deixe um comentário