Fui até à aldeia de Moimenta, freguesia de Cavez, no concelho de Cabeceiras de Basto. Um time off que iniciou pela passagem num dos monumentos mais interessantes e particulares da freguesia. A Ponte de Cavez, classificada como Monumento Nacional. Poucos metros ao lado e já em direção à aldeia, a Praia Fluvial. Um espaço fresco e arranjado em ambiente natural.

Mais à frente, a ponte antiga sobre o rio Moimenta, Imóvel de Interesse Público, e mais uma razão para parar. Parar e fotografar! Afinal é uma obra da Idade Média. Subo por uma estrada bem acentuada e estreita, não será o principal acesso, mas em poucos minutos estava no centro da aldeia. Estaciono e circulo a pé. Um aglomerado significativo de casas espalhadas, e uma povoação que teria sido numerosa no passado. A escola primária, hoje claramente inativa, é uma prova disso. A aldeia fica num vale da Serra da Cabreira, e está rodeada por socalcos, preenchidos por vinha. A produção de vinho verde é uma das principais subsistências das gentes da aldeia. Casas antigas, casas mais modernas, e Vida, havia locais a andar pelas ruas.

Lamentavelmente os registos mais visíveis desta paragem, as fotografias, perderam-se quase todas pelo caminho. Para partilhar ficou o possível. Na memória ficou o melhor, uma aldeia com património natural!

Deixe um comentário