No concelho de Matosinhos, decidi ir até à vila de Leça do Balio. Um time off programado para conhecer o Mosteiro de Leça do Balio e a Igreja de Santa Maria de Leça do Balio. Aquela que foi no passado, a igreja do mosteiro. Hoje, é Monumento Nacional, funciona como igreja paroquial e é um ponto de atração turística para quem passa. Tudo reunido para uma grande visita. Mas foi mais, …

Cheguei, e iniciei pela visita à igreja. Inserida num enquadramento amplo, feliz! Um Monumento gigante, por fora e por dentro. Portas abertas para receber. Marcada essencialmente por um estilo românico e gótico, é de facto um singular exemplar de arquitetura religiosa fortificada.

Depois, segui até ao mosteiro, onde estava, e estará, a decorrer (até 16 de dezembro) uma fascinante exposição – MONASTERIUM KM234 – sobre Santiago, o peregrino. É que, ao longo de vários séculos, o mosteiro desempenhou um importante papel de apoio aos peregrinos que se dirigiam até Santiago. A visita, guiada, abordou a vida de Santiago, o Caminho (a multiplicidade de caminhos), o Peregrino, o Mosteiro, a Ordem de Malta, Ezequiel de Campos (o primeiro proprietário a iniciar importantes obras de restauro no mosteiro), a passagem pela Sala do Capítulo (espaço de introspeção), e Siza Vieira (com o seu projeto de arquitetura para o Mosteiro). Um projeto inovador que procura a valorização, a preservação e conservação do património.

Uma verdadeira paragem cultural e espiritual, a 234km de Santiago de Compostela. Obrigada!

 

Deixe um comentário