Fiz um time off encantador na Quinta da Aveleda, em Penafiel. Uma visita guiada, como são todas (risos), e com marcação prévia fazia adivinhar o melhor. E foi!

Entrei numa ‘viagem’ sem pressas e muito bem acompanhada pelos vários jardins, que preenchem toda a propriedade de uma beleza singular. Sim, a visita é o conhecer e desfrutar de todo aquele ajardinado espaço exterior. A paixão pelas viagens e pelos jardins levou, geração após geração, a família Guedes (proprietária da quinta), a adquirir espécies raras de árvores e plantas. Como os percebo, são também duas das minhas maiores paixões. Além do diversificado e rico Verde, há também várias ‘casinhas’ (casa do antigo porteiro, casa de chá, …) a remeter-nos para um conto de fadas, para o mundo da fantasia.

Depois, o lago, as três ilhas e um Monumento Nacional, a Janela Manuelina. São vários motivos para parar e fotografar. Há também vista desafogada para alguns dos 100 hectares de vinha que circundam a quinta. A verdadeira essência e o ‘pulmão’ da Aveleda. A última paragem foi a adega centenária, a – adega velha -. Um espaço ‘carregado’ de um aroma intenso (adoro!), e de um significado ainda maior. E foi de lá, que se partiu para a despedida, uma simpática e animada prova de vinhos com queijos da casa. E assim não foi difícil dizer adeus …

Deixe um comentário