Fui até ao Senhor da Pedra, à praia, à capela, em Gulpilhares. Uma freguesia do concelho de Vila Nova de Gaia. Um time off destinado a visitar uma das mais belas praias da Europa. Gosto de conhecer e partilhar o que temos de melhor. E não sou eu que o digo. Foi mesmo distinguida pela European Best Destinations, em 2015. Atrasei-me um pouco (risos), mas ainda fui a tempo! A beleza, e o que terá sido determinante para o reconhecimento mantém-se intocável e atual. É todo o enquadramento, são as infra-estruturas em volta da praia e é o singular monumento, a – Capela do Senhor da Pedra -, que, em conjunto tornam esta praia um destino único do ‘nosso Portugal’.

Chego numa manhã de outono amena. O sol ainda não tinha acordado, mas a luz do dia, já ‘acesa’ há várias horas permitia fotografar e desfrutar de toda aquela vista. Magnífica e majestosa mãe Natureza! Além de um extenso areal, de uma ciclovia e de uns passadiços, a praia ‘apresenta’ virada de costas para o mar e de frente para o areal (um caso raro no seu género), uma capela em planta hexagonal assente em rocha. Que obra! ‘Pede’ para se ir até lá. Convida a que se subam alguns degraus e se circule a capela. E mais, que se entre!

Fiz isso tudo. Circulei a capela, fotografei o mar, as ondas agitadas a bater nas rochas, ali bem próximo. Uma mistura de sentimentos, querer ficar e querer fugir. ‘Fugi’ para dentro da capela. Um espaço reduzido, acolhedor, um altar-mor e dois retábulos laterais de talha dourada. E foi de lá que me despedi. Despedi e agradeci! Sempre.

 

 

Deixe um comentário