No concelho de Paços de Ferreira fui visitar um dos seus principais monumentos, fui até à Citânia de Sanfins! Monumento Nacional, está integrada em duas freguesias, Sanfins de Ferreira e Eiriz. Uma área vasta e estrategicamente definida, considerada uma das mais importantes zonas arqueológicas da civilização castreja na Península Ibérica.

Visitar a grande cidade castreja, a citânia, é percorrer um espaço que nos remete aos primeiros séculos antes de Cristo (a.C.). E é dessa época que há registos que apontam para 3.000 pessoas em Sanfins. Pessoas que trabalhariam essencialmente o ferro, e que deixavam atividades como a agricultura para castros mais pequenos, nos arredores.

Enquadrada em meio rural e isolada, e num ponto bem elevado de um monte, percebo, logo que chego, que há toda uma área para ver. Área gigante. Havia marcas claras da sua origem. Do que teria sido. Várias linhas de muralhas, e arruamentos. Várias dezenas de construções de planta circular e retangular agrupadas, o núcleo familiar. E depois, um autêntico miradouro sobre as regiões vizinhas. Sim, é que visitar a Citânia, também é desfrutar de uma vista única, a 360º. Há vários motivos para se demorar, e fotografar.

Hoje, as muralhas, são as linhas delimitadoras de um monumento que desempenhou durante vários séculos um papel de grande metrópole de toda uma região. Construídas no passado como cerco, defesa e proteção, são a abertura e o acesso da ‘cidade’. São o cartão de visita …

Deixe um comentário