No município de Santo de Santo Tirso, a cerca de 8 km da cidade e na freguesia de Monte Córdova, localiza-se o Monte de Nossa Senhora da Assunção. Um monte carregado de fé, história, e um denso e saudável verde. Tive que ir até lá!

Ainda não tinha chegado, e já o destino se fazia adivinhar. Expectativas elevadas! Um enquadramento único e uma ‘bomba’ de oxigénio num monte naturalmente arborizado. Árvores e mais árvores, montes de árvores, dos dois lados da estrada a erguerem-se até ao céu e a tornarem o percurso mágico. E eu a conduzir até lá.

Chego, e vejo um recinto gigante à minha espera. A igreja de Nossa Senhora da Assunção no centro do monte e no centro do recinto. Um Santuário com arquitetura de inspiração romano-gótica, que atrai inúmeros fiéis ao local, principalmente no mês de agosto (altura das celebrações). O monumento é magnífico. Fotografei-o em várias perspetivas e visitei-o lá dentro. Visitei-o eu, e alguns turistas como eu. Fomos ver uma bela imagem de Nª Sª da Assunção.

Depois, continuei pelo espaço exterior. Desfrutei do magnífico e não menos monumental miradouro que se apresenta em frente ao santuário. Uma vista desafogada, quase ilimitada, de um lado ao outro, ‘apoiada’ por um intenso e forte verde. Que monte! Um time off cheio de esperança. 

Deixe um comentário