Há vários tipos de time(s) off, e as visitas a miradouros são sem dúvida dos que mais me desafiam. É que o próprio percurso, quase sempre, uma grande subida já é uma vista desafogada única. Acho sempre que o último foi o melhor. Estou constantemente a ser surpreendida porque estou sempre a ver panoramas de ‘pasmar’. No concelho de Castelo de Paiva, na União das Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, subi ao Monte de São Domingos. Fui até ao miradouro! Sabia que ía ver um dos mais encantadores da região. Estava preparada para o melhor…

O acesso ao monte foi fácil. Sobe muito, mas fui de carro até lá. Fui conduzindo e fui parando. Muitos motivos para fotografar. Lá em cima, bem mais que um monte. É que o nome, São Domingos, é devido ao culto religioso que o local representa. Além de uma capela, de mesas e bancos e espaços arborizados e arranjados, um bonito coreto. Andei por lá. Explorei o monte e desfrutei da vista grandiosa, e do dia a ‘cair’. Cores mágicas no céu e na Terra. O Douro no seu esplendor, o rio Arda a desaguar sobre si, e todo um território diversificado à minha frente, a perder-se de vista.

A uma altitude a rondar os 500 metros, merece destaque além da paisagem, o grandioso carrilhão junto à capela. Uma ‘espécie’ de torre sineira em ferro com sinos de vários tamanhos, uns em cima dos outros. Imaginei-os a tocar. Lindo! Um Monumento. Agora, é voltar em agosto, altura da festa e da grande romaria. Gosto tanto…

Deixe um comentário