No âmbito dos time(s) off destinados à Cultura e ao Turismo do nosso Portugal, está também conhecer o Artesanato. Gosto tanto. Portanto, fui conhecer um dos artesãos mais conhecidos do país, e um dos únicos, atualmente, a construir brinquedos tradicionais. Os verdadeiros, e a alegria da pequenada! Sim, a Artesana, em S. Mamende do Coronado, na Trofa, reúne mais de 360 modelos distintos. Modelos tradicionais em madeira e chapa. Fui lá vê-los.

É um espaço que compreende o show-room e a oficina. É todo um mundo encantador, e de fantasia. Chego e em cada canto uma memória. ‘A andorinha, o ciclista, o carro de bóis, o cavalinho, o rapa, o peão,…’, ‘Vi tantos destes brinquedos em festas e romarias’, ‘Cheguei a ter muitos deles’, ‘Que emoção!’. Foi uma visita à infância. Ao mundo fascinante dos mais pequenos. Saudades!

Entre tambores, peões, carros e baloiços de fabrico artesanal, o Sr. Abílio, o artesão, o artista. Conversámos sobre aquele mundo encantador, sobre alguns dos brinquedos, sobre o que o inspira, sobre os eus clientes (cerca de 150, distribuídos de norte a sul), sobre as visitas escolares que recebe frequentemente, sobre a presença em exposições permanentes a nível nacional e internacional, e ainda sobre os ‘novos’ brinquedos (aos quais não tem ‘medo’, aos quais não ‘cede’) … Que viagem incrível ao mundo da brincadeira, mais típica e mais autêntica. 

Deixe um comentário