No concelho de Castro Daire, tive que parar numa das suas aldeias, num dos seus cantinhos mais particulares. Fui até Reriz! A aldeia que foi vila e sede de concelho há alguns séculos atrás. Hoje, integra a União das Freguesias de Reriz e Gafanhão. E eu fui até lá.

Reriz, foi também destino de férias durante a infância e juventude dos conhecidos irmãos, atores e produtores, britânicos, Fiennes. A avó morava lá, e a proximidade ao rio Paiva, tornava as férias de verão inesquecíveis. Os mergulhos no rio!

Chego e percebo que a aldeia é uma, pequena grande, maravilha. Estava calma, os sons eram da natureza. A luz era do Sol! Uns espigueiros, umas casas com pátios e terraços. Espaços, preparados para as atividades agrícolas. Sim, ali, muitas daquelas gentes viveram do campo, do gado. Há provas disso, mas também há provas que o tempo foi ‘andando’. Habitações modernas, casas que foram construídas para passar férias. Para desfrutar da vida. Viver bem. A natureza é a Mãe de Reriz. Ar puro. Vista saudável. Nascentes de água pelas ruas. Água fresca. Pura. Locais a circular a pé nas suas rotinas. E eu, a fotografar e registar. Mas Reriz também está preparada para receber. Há casas de turismo, há alojamento. Talvez volte para um time off numa dessas casas, e para um mergulho no Paiva. Gosto do verão nas aldeias …  

 

Deixe um comentário