Visitar e conhecer os antigos povoados do ‘nosso Portugal’, tem sido um interessante e desafiante exercício de descoberta. São time(s) off muito particulares. São espaços e áreas que remontam a muitos e muitos séculos atrás. Outras épocas, outras gentes, e sobretudo outras vidas!

Na freguesia de Vila Chã, em Esposende, resolvi parar e explorar o castro conhecido de maiores dimensões do concelho. O – Castro de S. Lourenço -. Localizado na arriba granítica de um monte, com o mesmo nome, terá sido estrategicamente construído para controlar o mar, a planície costeira, e o rio Cávado. Conseguindo também, no ponto mais alto, na acrópole, estabelecer contacto visual com os castros vizinhos. Há registos que apontam a sua ocupação desde o III milénio a.C. até ao séc. V/VI d.C.. Entre alguns períodos de abandono, voltou a ganhar vida na Idade Média.

O espaço respeitante ao castro romanizado foi todo ele alvo de um significativo arranjo, de forma a preservar e partilhar em segurança os vestígios arqueológicos. Um Centro Interpretativo para ajudar a contextualizar a visita, e depois acessos pavimentados e informados até ao povoado. Casas castrejas circulares inseridas no caminho, reconstruídas na perfeição. Distribuídos pelos socalcos, vários vestígios, em ruínas, dos núcleos habitacionais que constituíram o povoado. Um ‘monte’ de razões de razões para gostar de andar por ali … Eu gostei!

Deixe um comentário