Faltam poucos dias para o Carnaval, e na aldeia de Podence, no município de Macedo de Cavaleiros, os Caretos já fazem o ‘aquecimento’ para aquele é considerado o carnaval mais autêntico e genuíno de Portugal. E eu fui até lá ver os últimos preparativos, neste que é um ano muito especial. A resposta à candidatura das “Festas de Inverno – Carnaval de Podence” a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. A  única candidatura a representar Portugal, na XIV reunião do Comité Internacional, em dezembro próximo.

Chego a Podence, a pequena grande aldeia do nordeste Transmontano, e começo a ver e a fotografar cada uma das manifestações desta singular tradição ancestral. Várias máscaras, de grandes tamanhos penduradas pelas casas, murais gigantes a ocupar paredes, portas, janelas de casas. Cores fortes e vivas – vermelhos, pretos, amarelos, verdes,…- em tudo. E depois eles, os caretos! Mascarados e vestidos com fatos vistosos e volumosos, saltam e correm pelas ruas com paus e chocalhos à cintura. Objetivo, apanhar e chocalhar mulheres e raparigas numa espécie de provocação animada e divertida.

São imagens enigmáticas, diabólicas e misteriosas. E bonitas! Procuram dizer adeus ao inverno (rigoroso e escuro), e dar as boas-vindas à primavera, de forma eufórica. Um ritual entre o pagão e o religioso que se perde no tempo. Ameaçado pela falta de caretos nos anos 60 e 70, hoje está mais vivo que nunca. E para isso, muito contribuiu em 2004, a Casa do Careto. Um espaço museológico que perpetua a história, a tradição e a identidade desta tradição. Vá até lá! Mais que conhecer e viver uma tradição de Podence, de Macedo de Cavaleiros, de Bragança e de Trás-os-Montes, é Portugaaaaaal!

 

 

 

 

Deixe um comentário