A região do Varosa, parcialmente integrada na região do Douro Património da Humanidade, integra no seu território monumentos únicos. Singulares. Distribuídos pelos concelhos de Lamego e Tarouca, há um conjunto diversificado de 5 monumentos que partilham toda uma história de um passado assente na presença e na força das ordens religiosas. Entre eles, a Igreja mais antiga de Portugal. No entanto há mais particularidades neste time off Vale do Varosa. Já agora, também pode fazer o roteiro connosco. Está convidado! 😊 🚌

1. Capela de São Pedro de Balsemão

Depois foi visitar o que me fez ir até ali, a capela. É um espaço reduzido, tal como aparenta por fora. Mas lá dentro, o tamanho, a dimensão não interessa, pois há singulares exemplares do séc. X, raros em território português.

Tem mais de 1000 anos, foi erguida nos séculos VII e VIII e é a mais antiga Igreja do país. Conserva ainda o santuário do século VII, com origens visigóticas.

mais em: Religião, e não só, junto às margens do Balsemão!

2. Convento de Santo António de Ferreirim

Acabei de chegar e fui informada que a visita iniciaria com uma pequena introdução no centro interpretativo e depois descia até à igreja, hoje a funcionar como igreja matriz de Ferreirim. A tal entrada e fachada que via, respeitava à Igreja! ‘Mas então já não há o Convento propriamente dito, é isso?’ pergunto eu. ‘É isso mesmo. O edifício respeitante ao convento, nas traseiras da igreja, ruiu e nunca foi recuperado, mas recuperaram a torre. No final passamos lá’, informou a pessoa que acompanhou a visita.

mais em: Time Off no Convento, Ferreirim

3. Ponte Fortificada de Ucanha

Monumento Nacional e um dos mais encantadores e surpreendentes – time off – do ‘nosso Portugal’. A passagem por esta via teve cobrança fiscal. Foi o primeiro pagamento de portagens no país. Localizada em couto monástico (Mosteiro de Salzedas) terá sido construída como meio de defesa, ostentação senhorial e fonte de rendimentos.

Estaciono o carro num largo e dirijo-me a pé até ao principal atrativo de Ucanha. A ponte e a sua torre, classificada como monumento nacional. Lentamente caminho pelas ruas, ruas limpas, arranjadas e prontas a receber. Encontro o que procurava!

mais em: Ucanha – beleza histórica e natural

4. Salzedas – time off em aldeia vinhateira

Ainda na estrada nacional encontrei bem sinalizada a direção para o principal ponto de interesse turístico e cultural de Salzedas, e o que me levou até lá, o – Mosteiro de Santa Maria de Salzedas -, classificado como monumento nacional.

O mosteiro, dividido em dois fabulosos claustros apresenta também uma área interior dedicada à partilha de informação e do conhecimento.

mais em: Salzedas – time off em aldeia vinhateira

5. Mosteiro de São João de Tarouca

No entanto, ainda podia ver o mosteiro, tinha uma hora para fazer a visita e tinha também um mapa claro identificativo dos vários espaços. E esse foi o meu único guia, uma ajuda preciosa numa área gigante completamente em ruínas, mas onde gostei de circular e de imaginar, imaginar a vida por ali nos séc. XII e séc. XIII. A vida de monge!

mais em: Mosteiro de São João de Tarouca – mesmo fora de horas, fui!

Deixe um comentário