Lisboa tem um número significativo de miradouros, muitos mesmo. Diferentes perspetivas da capital portuguesa, quase sempre com o rio Tejo e a Ponte 25 de abril como os principais marcos. Mas há mais, muito mais em cada miradouro. Partilham os bairros típicos na perfeição, contam-nos parte da história do nosso país, e ainda partilham muito dos tempos mais modernos, daquilo que tem sido a Lisboa mais recente. Já visitei muitos, mas há 10 que não pode perder.

1. Santa Luzia e Portas do Sol

Fui até dois dos miradouros com mais história em Lisboa, ao miradouro de Santa Luzia e ao miradouro das Portas do Sol, separados um do outro por cerca de três minutos a pé. Estava um dia com muito sol e muita luz, condições perfeitas para desfrutar da vista e para fotografar (sempre).

mais em Lisboa – Miradouros com história

2. Graça e Senhora do Monte

Lá pode encontrar-se da mais simples residência até ao mais singular dos palácios. Dos moradores locais mais idosos até aos turistas mais jovens, é um mix rico e cheio de Vida. Há elétricos a subir e a descer o bairro em ruelas estreitas e muito acentuadas, e há também muitos tuk tuks meios de transporte divertidos para quem vê e para quem anda.

mais em Time off na Graça e na Senhora do Monte

3. Castelo de São Jorge

Logo à entrada da fortificação, e a dar-nos as boas vindas (risos), temos a imagem de São Jorge. Santo padroeiro dos cavaleiros e das cruzadas e a quem o Castelo tinha devoção. E, dizem, foi daí que derivou a atual designação – Castelo de São Jorge -. Portanto é justo (risos) estar à entrada, em posição de destaque, para milhares de pessoas que por ali passam.

mais em CASTELO DE SÃO JORGE – OBRIGADA CASTELO, OBRIGADA SÃO JORGE!

4. Padrão dos Descobrimentos

O Padrão dos Descobrimentos é um monumento forte, não só pela arquitetura e grandeza. Mas pelo significado que representa, uma clara e justa homenagem às figuras envolvidas nos Descobrimentos Portugueses. Sim, este meu ‘bichinho’ (meu e do português num geral, risos) da ‘descoberta’ tem história, está-nos no sangue. E que bom que está!

mais em PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS – UM MIRADOURO A DESCOBRIR

5. Torre de Belém

Foi mais um time off na torre. Desta vez numa das torres mais populares e visitadas de Lisboa. Portanto, fui até à – Torre de Belém -, classificada como Património Mundial pela UNESCO. É também uma das 7 Maravilhas de Portugal, dos portugueses e dos turistas (risos).

mais em TORRE DE BELÉM – MARAVILHA(S) DE PORTUGAL

6. Pilar 7, Ponte 25 de abril

Localizado num ponto identitário da capital, a ponte 25 de abril. Não é só mais um miradouro, ou um miradouro qualquer. É a possibilidade de se desfrutar de uma vista sobre a cidade e sobre o rio a 80 metros do solo. Exatamente ao nível do tabuleiro da ponte, e ainda viajar pela sua história. A história de uma das maiores pontes suspensas do mundo! Sim, mundo.

mais em AVENTURA E EXPERIÊNCIA – PILAR 7, PONTE 25 DE ABRIL

7. Adamastor e Santa Catarina

Fantástica a variedade e riqueza que se avista, e também quem o frequenta. Sim, sem tormentas (risos), mas encontrei lá de tudo, desde o mais jovem turista bem arranjado até ao possivelmente ‘local’ sénior, mais alternativo e não tão bem arranjado. E este mix é já uma marca do Adamastor.

mais em ADAMASTOR E SANTA CATARINA – UM, DOIS, MIRADOUROS DE LUXO

8. Arco da Rua Augusta

A entrada feita pela movimentada Rua Augusta é discreta e de reduzidas dimensões, contrastando com o triunfal e ‘nada discreto’ arco. A subida envolveu o uso de elevador, o ‘uso’ das pernas (várias escadas estreitas e bem acentuadas) e uma paragem na sala do piso intermédio, a Sala do Relógio. Lá, além de poder ver a maquinaria do relógio do arco a trabalhar, há também vários painéis informativos (infelizmente pouco legíveis) que contam sumariamente a história da construção do arco.

mais em ARCO DA RUA AUGUSTA – SUBIDA AO MIRADOURO! 

9. Monsanto

Quando cheguei, estranhei todo aquele enquadramento, confesso! Vi um edifício abandonado, sem janelas, sem portas, betão quebrado, muito graffiti, um mais artístico, outro menos artístico, um caos de cores e de mensagens distribuídas numa arquitetura em cilindro de dois pisos. Depois, já lá dentro, a circular no espaço, entranhei. É arte ao vivo e a cores. Um gigante painel em altos relevos, do artista Querubim Lapa, a dar as boas vindas, e a contar uma história.

mais em MIRADOURO DE MONSANTO – 1º ESTRANHA-SE, DEPOIS ENTRANHA-SE!

10. Amoreiras

É que além de se ter uma visão a 360º, vê-se muito e bem. É Lisboa! São também fáceis de identificar alguns dos seus monumentos mais populares, e eu identifiquei-os. O Castelo de São Jorge, a Sé de Lisboa, a Basílica da Estrela, a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos.  Lá em cima desfrutei da vista panorâmica. Fotografei o céu azul que parecia próximo, o Tejo que corria ao fundo pintado por algumas embarcações.

mais em AMOREIRAS – LONGE DAS COMPRAS, PERTO DAS NUVENS!!!

Deixe um comentário