Fiz um time off em Castro Laboreiro! A vila, freguesia do concelho de Melgaço que tem uma história rica e variada para contar. Dona de uma tradição única no mundo. Uma vila do ‘nosso Portugal’ com muito de aldeia. Das melhores, das mais altas (a 1000 m de altitude) e das mais bonitas do país. Localizada no Parque Nacional da Peneda-Gerês é o mundo rural e natural no seu estado mais puro. E eu fui até lá! Gosto de conhecer o lado mais típico e autêntico, e gosto de tradições.

A visita

A extensão de Castro Laboreiro é gigante. Metade da área do concelho está ali. São dezenas de localidades distanciadas entre si vários kms. Localidades, que integram as populares e particulares – inverneiras e brandas -. As designações dadas ao tipo de ocupação realizada pela povoação. E aquilo que a tornou, e torna, um caso singular. Uma povoação que foi ‘forçada’ a criar e viver com três tipos de ocupação: i) a permanente, lugares fixos – respeita à zona abrigada, habitada todo o ano; ii) as inverneiras – zonas escondidas nas encostas, habitadas no inverno; e iii) as brandas –  zonas em planalto, habitadas no verão. Hoje, muuuuuuito menos recorrente que no passado, há ainda 5 famílias que, em função da época do ano, mudam de casa, para responder às necessidades do gado e da agricultura. Gentes da terra!

Em plena serra da Peneda é todo um enquadramento de montanha até ao ‘limite’. Até à fronteira com a vizinha Espanha. Cheguei, e comecei por conhecer um pouco da sua história no Núcleo Museológico. Um espaço criado para preservar e partilhar a cultura local, que agrega uma casa típica castreja. Depois, segui e fui explorar o património, com destaque para: i) o castelo, Monumento Nacional; ii) a Igreja Matriz, Imóvel de Interesse Público; iii) o pelourinho, Imóvel de Interesse Público; e iv) a ponte de Varziela, Imóvel de Interesse Público. No âmbito do património natural, de referir a cascata do Laboreiro. Encantadora, fresca.

Andei de bicicleta, a pé, de jipe, e no plural, sempre acompanhada. Há várias empresas de animação turística na região que ajudam a adicionar valor à visita. Recomendo! De referir também que uma das maiores necrópoles da península ibérica é sua. De Castro. Um monumento arqueológico que se estende a território galego. A origem da raça canina com a mesma designação, – Castro Laboreiro -, e conhecida internacionalmente, também lhes pertence. Portanto, e para despedida, visitei, visitamos, um canil que trabalha na preservação e valorização da mesma.

Que grande dia, que grande visita!

Deixe um comentário