Em time off pelo concelho de Melgaço, parti à descoberta da região. Fi-lo através de uma das suas maiores forças, o Turismo de Natureza! Expectativas elevadas, estava no Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG). E mais, estava naquele que já é considerado e conhecido como o destino mais radical de Portugal.

As atividades

Antes de partir para o terreno, para as atividades e para a ação, parei na ‘porta’ de entrada do PNPG. Uma estrutura do município criada para dar as boas vindas aos visitantes, e permitir-lhes um enquadramento e uma aproximação ao território. Nomeadamente, com as principais características geográficas e geológicas. O melhor ‘pontapé’ de saída para iniciar um conjunto de atividades de rio e de montanha exigentes e encantadoras. Há várias empresas de animação turística. Conheci algumas delas. Profissionais e especialistas que asseguram, acompanham e proporcionam momentos de adrenalina, de diversão e comunhão com a Natureza. Fui, fomos, com eles. Sim, ali as atividades ‘pedem’ para ser realizadas no plural. Partilhar alegria!

As condições meteorológicas não eram as melhores. Aliás, talvez estivesse mesmo tudo reunido para não se realizarem algumas delas. Como foi o canyoning no rio Varziela. Mas, o mesmo não se passou com o rafting no rio Minho. O céu abriu, a chuva parou, e lá fomos nós. Espetacular. Que paisagem, que aventura, que experiência! O percurso pedestre foi substituído por um passeio de jipe. Entre caminhos em alcatrão e terra batida, a visitar brandas e inverneiras, a fotografar pontes carregadas de história, e contra chuva intensa e um frio agreste, não desistimos. A natureza também tem destas ‘coisas’, imprevisível e incontornável. E para isso, há sempre um plano B, menos radical, mas muito merecido. Um maravilhoso circuito de banhos no clube de saúde do Centro de Estágios de Melgaço. Também estivemos lá.

Agora, é voltar para fazer snorkelling, canoagem, escalada, rappel, paddle, rafting noturno, e claro está o – canyoning -. Não gosto de deixar os programas pela metade. Muito menos, quando se trata de aventura na Natureza. Os melhores, e os mais saudáveis!

Deixe um comentário