Em time off pela Região das Beiras, visitei a bonita e simpática vila de Carregal do Sal!

Museu Municipal

Comecei na vila, no Museu Municipal, Manuel Soares de Albergaria. O responsável pela sua construção em meados do séc. XX. Com o propósito primordial de habitação, atravessou várias fases e estados, tendo assumido a função de museu na década de 90. Muito devido aos históricos antecedentes de um grupo de pessoas culturalmente destacadas que criaram, nos anos 60, um Círculo de Cultura de Carregal do Sal. O acervo, riquíssimo, e variado, compreende diferentes coleções: i) etnografia – peças alusivas à vida na região, assente no quotidiano camponês; ii) armaria – espingardas de caça, uma prática significativa no território; iii) arqueologia – um conjunto de artefactos desde a Pré-História à Idade Média; iv) escultura – obras do escultor e poeta, Carregalense, Aureliano Lima; e v) pintura – considerada uma das mais importantes e valiosas coleções – da e na – Região Centro.

Cabanas de Viriato

A viagem continuou até Cabanas de Variato, a vila do município, e aquela que no passado chegou a ser a maior aldeia do país. Foi lá que nasceu e viveu Aristides Sousa Mendes, o diplomata herói! Hoje, a notável e distinta Casa do Passal, aquela que foi a sua residência e onde acolheu muitos refugiados durante a 2ª Guerra Mundial, é Monumento Nacional. E foi isso que me levou lá. Visitá-la. Parei alguns metros antes, no largo e miradouro do Cristo Rei, antigo espaço pertença da casa. Lá, uma estrutura gigante de Cristo virada para a casa, denotando bem o gosto e a exuberância do cônsul. A casa, em obras de restauro, é todo um espaço carregado de simbolismo e misticismo. Em particular, no interior. Mais, quando se sabe todo o percurso conturbado de vida que Aristides atravessou. Faleceu pobre e só!

Oliveira do Conde

Depois, e para finalizar, segui até Oliveira do Conde. No passado, vila e sede de concelho, hoje é uma freguesia do município que concentra em si dois monumentos classificados – Monumentos Nacionais -: i) um Pelourinho Manuelino, do séc. XVI. Imponente e estreito, foi fácil de ver. Marca o centro de um largo, e carrega em si toda uma história; e o ii) Túmulo Fernão Gomes de Góis. Obra-Prima do Renascimento de 1440, é uma das mais importantes riquezas escultóricas do país. Visitável no interior da Igreja Matriz, um dos edifícios religiosos mais importantes do concelho pela grandiosidade e estilos arquitectónicos.

Haverá mais para ver e conhecer em Carregal do Sal? Claro que há! Muito mais. Monumentos,  sítios, gastronomia, tradições, artes e ofícios. Gentes. Até breve, vou voltar …

Deixe um comentário