Em time off no concelho de Póvoa de Lanhoso, parei para conhecer um dos mais belos miradouros de toda a região minhota. O miradouro de São Mamede! Localizado na União de freguesias de Calvos e Frades, e a cerca de 10 km da vila não é difícil chegar lá. Há sinalização e há facilidade em identificar o monte, ao longe, nas redondezas. É o ponto mais alto de todo o concelho.

A visita

Portanto lá fui eu! A uma altitude de 750 metros, foi subir, subir, principalmente nos últimos 2000 metros. Um percurso em comunhão com a serra mais imaculada e natural. Uma paisagem desafogada, e os sons e cores do monte. Da natureza agreste. A sensação (boa) de desligar para o leve e o simples, para a liberdade. E depois, cavalos selvagens, os garranos, a cruzarem-se comigo, já nos últimos metros. Bonito, intocável! E intocáveis são também muitos dos penedos que se vão encontrando pelo monte. Gigantes e em posições particulares.

Já lá em cima, penedos, ainda maiores, servem de miradouro. Sentei-me lá. Uma vista incrível, quase infinita. E uma paisagem riquíssima: i) vários rios – Minho, Cávado, Ave e Lima -; ii) várias serras – Gerês, Cabreira, Peneda e Marão -; e iii) vários monumentos e sítios de interesse histórico e artístico – a românica igreja de Fontarcada, os mosteiros de Tibães, de Rendufe e Bouro, o Castelo de Lanhoso, a Torre dos Machados, os Santuários do Sameiro, da Senhora do Pilar e de Porto de Ave. É ir até lá e tentar identificá-los.

Eu volto para a romaria, para a festa! É que lá em cima também existem duas capelas, uma dedicada a Senhora de Lurdes e outra a São Mamede. Ao dia 17 de Agosto de cada ano, são inúmeros os romeiros que agradecem a São Mamede. O mártir que se destacou por conquistar a amizade das corças e das cabras selvagens, que as ordenhou, e com o leite produziu queijos que distribuiu pelos pobres. Portanto, o patrono do gado, e invocado nas causas do leite. Crenças vivas do ‘nosso Portugal’…

Deixe um comentário