Em plena Serra da Portela de Oliveira, no concelho de Penacova, e em pleno perímetro florestal da serra do Buçaco há todo um motivo para parar. Há um encantador miradouro, há um museu do moinho Vitorino Nemésio, há um conjunto de moinhos de vento, e há a Natureza mãe no seu estado mais puro. Fui até lá, num time off encantador.

Foi subir, subir, num percurso até à serra. Chego, e à minha espera um magnifico miradouro, o Portela de Oliveira. A cerca de 500 metros de altitude, representa um dos pontos mais altos do concelho. De lá, uma vista sobre as principais serras da Região Centro. A poucos metros, um dos aspetos mais característicos e emblemáticos da região, e a razão de estar ali, os moinhos de vento. Bonitos!

A vontade foi de os percorrer a todos, foi de fotografar sem parar, foi de caminhar por ali,…, mas não. Antes, e para enquadrar, o visitante é convidado a entrar no museu do moinho Vitorino Nemésio. Foi o que fiz. Instalado na antiga casa de férias do Eng.º Arantes de Oliveira, Ministro das Obras Públicas do anterior regime, procura preservar a história dos moinhos de vento e água, e a memória dos seus moleiros. Em particular, Vitorino Nemésio, Presidente da Associação Portuguesa dos Amigos dos Moinhos e proprietário de três moinhos no concelho.

Depois fui para o terreno, num percurso de património natural e cultural incrível. Num ‘outro mundo’. Percebe-se que ali há um passado, uma história. Mesmo que inativos, cada um dos moinhos mantém-se à velocidade do vento e do enquadramento. Marcas dos anos e marcas da natureza. Visitei um deles, o interior. O único integrado na visita ao museu e sob gestão do município. Lindo. Mas vou voltar e pernoitar. Há alojamento local em alguns deles, e EU gosto de estar onde a natureza vive …

Deixe um comentário