É no concelho de Vizela, e a menos de 10 minutos de carro da cidade que se localiza o Miradouro de São Bento das Pêras. O miradouro, o santuário, e um dos espaços de lazer em comunhão com a Natureza mais bonitos que conheci. Está pensado e arranjado ao detalhe. É todo um enquadramento feliz e em paz. Convida a ficar e a desfrutar. Mas também convida à introspecção, ao retiro espiritual. É saudável, é terapêutico. Senti-o. Maravilhoso time off, e maravilhoso trabalho da Confraria e devotos de São Bento. Os principais zeladores…

A cerca de 400 metros de altitude, isolado, e no cimo do monte com o mesmo nome, apresenta-se um local pintado de verde fresco. Um espaço rico e com significado trabalhado pelo Homem. Há ali obra de requalificação da envolvente, e há indícios claros de se querer receber bem. Está bonito e preparado, independentemente das razões que nos façam ir até lá – lazer e/ ou prática religiosa -. Cheguei e percebi que é local sagrado, de devoção. Há vários testemunhos. Entre eles, uma capela do séc. XIV, e uma maior, a poucos metros, de construção mais recente. Há também espalhados, onde a onde, outros sinais associados a fé, a crença. É ali, que a 11 de julho, é celebrada a festa religiosa em honra de São Bento, Padroeiro de Vizela. Mas apela também à união, à convivência. Há um completo parque de merendas, perfeito para famílias.

E depois há, o que me levou até lá, um, vá, dois magníficos miradouros. São uma ‘espécie’ de dois corredores, em madeira, tipo passadiços, separados entre si poucos metros. Alteados do solo, e em direção à paisagem, ao infinito, prolongam-se alguns metros até  à Natureza! Uma varanda suspensa incrível. À frente um – postal -, o verdadeiro retiro, e pouca vontade de regressar atrás …

Deixe um comentário