Tive que conhecer a Praia Fluvial do Paraíso, também conhecida como Praia Fluvial de São João do Monte, freguesia que a ‘acolhe’. No concelho de Tondela, em pleno coração da Serra do Caramulo é um convite único a um time off com o melhor da natureza. E é também uma das poucas praias de altitude em Portugal. Fui até lá!

Da vila do Caramulo até lá foram cerca de 11 km em estrada nacional. Fez-se bem. A praia localiza-se mesmo ao lado da nacional, mas a sinalização, e proximidade, também não deixa que ninguém se perca. É mesmo ali, em baixo da ponte sobre o rio Águeda que se apresenta esta pequena grande maravilha. Um espaço fluvial serrano, verde e fresco, numa espécie de semi-circulo limitado nas extremidades por duas pontes. Lindo. Rural. Uma das pontes constituída por cinco arcos. Cenário de postal.

Cheguei bem cedo. Mesmo num dia quente de verão, ainda se sentia a frescura da erva dada pelo contexto da serra. Caminhei ao longo da margem do rio, ouvi o canto dos pássaros e ouvi – o correr das águas – do rio Águeda. Maravilhosas cores. Maravilhosos sons. Que luz! O espaço apresenta uma casa de madeira com casas de banho e outros serviços de apoio, bem como mesas para piquenique. É de facto um paraíso. Paz e tranquilidade inigualáveis. Há que voltar para passar o dia, há que trazer merenda para o piquenique, e há que desfrutar do ‘nosso Portugal’ mais natural e menos conhecido…

Deixe um comentário