1. Cabedelo

Depois, e lá, já no areal e de frente para o oceano foi desfrutar da extensão de areia, tanto em comprimento, como em largura. Estive numa praia privada, só para mim, quase. Foi caminhar um pouco, foi fotografar e foi ver aquela simbiose perfeita entre pinhal e mar, abençoada pelo Santuário de Santa Luzia em cima, do outro lado. Não mergulhei, afinal já era tarde, mas vou voltar! Quero fazer praia ali, quero bronzear e quero mergulhar …

mais em CABEDELO, BANDEIRA AZUL – PRAIA PRIVADA, PRAIA ABENÇOADA

2. Vila Praia de Âncora

Lá, na avenida junto à praia galardoada pela distinta bandeira azul, e onde o rio cruza o mar. É ali o coração da vila! Cores, cheiros e uma tranquilidade inigualável. Vida simples, leve. Logo ali visitei o Forte da Lagarteira, subi lá em cima e desfrutei da vista privilegiada sobre aquela pequena maravilha. É uma localidade piscatória e com muitas tradições. O porto de pesca, pequeno, dá vida e agitação aquelas gentes, e a quem os visita. Fui lá, gosto de ver a chegada do peixe fresco. É uma ‘faina’ única.

mais em VILA PRAIA DE ÂNCORA – UMA PEQUENA MARAVILHA

3. Leça da Palmeira

Um conjunto de piscinas de água salgada classificado como Monumento Nacional. Que luxo, que privilégio,…, que ‘mimo’ poder usufruir do mar, do melhor do MAR, dentro de uma piscina.

Poucos metros acima, a marginal, onde caminhei de uma ponta à outra. Uma caminhada sem pressa. De um lado, o molhe norte do Porto de Leixões, do outro, o Farol da Boa Nova. E eu, meio perdida, mas feliz e contente, a meio, a desfrutar de um final de tarde que estava a acabar. Um quadro perfeito, sem necessidade de filtros e ajustes. Cores irreais. Parei, fotografei e agradeci. Há passeios assim. Obrigatórios!

mais em MARGINAL DE LEÇA DA PALMEIRA – PASSEIO OBRIGATÓRIO

4. Senhor da Pedra

O sol ainda não tinha acordado, mas a luz do dia, já ‘acesa’ há várias horas permitia fotografar e desfrutar de toda aquela vista. Magnífica e majestosa mãe Natureza! Além de um extenso areal, de uma ciclovia e de uns passadiços, a praia ‘apresenta’ virada de costas para o mar e de frente para o areal (um caso raro no seu género), uma capela em planta hexagonal assente em rocha. Que obra! ‘Pede’ para se ir até lá. Convida a que se subam alguns degraus e se circule a capela. E mais, que se entre!

Fiz isso tudo. Circulei a capela, fotografei o mar, as ondas agitadas a bater nas rochas, ali bem próximo. Uma mistura de sentimentos, querer ficar e querer fugir.

mais em SENHOR DA PEDRA – A PRAIA, A CAPELA, … E A NATUREZA!

Deixe um comentário