Ainda no âmbito das aldeias típicas e tradicionais em Águeda, e na freguesia de Préstimo e Macieira de Alcôba, fiz um time off na última. Teve que ser! Macieira de Alcôba, assenta nos granito da Serra do Caramulo e é a verdadeira aldeia serrana. Viveu do agropastoril, focado na monocultura do milho. Facto, que a leva a ser conhecida como – aldeia pedagógica do milho antigo -. Milho de semente endógena que resistiu aos novos tempos. Sim, ali preservou-se muito do passado. Boas terras, boas gentes! A paisagem comprova-o. Os campos, os caminhos, as habitações, as lides, o modo de vida, … Fui ver.

Chego, e no centro da aldeia, a dar as boas-vindas, datada dos séc. XVII-XVIII a Igreja Matriz de São Martinho. Muito próximo, e onde foi no passado a casa paroquial, o Centro Interpretativo, a – Casa do Grãozinho Milhão -. Um espaço destinado à descoberta lúdico-pedagógica do milho autóctone e de alguns dos seus segredos. Poucos metros ao lado, a sede da Junta de Freguesia. Um edifício com significado, terá sido a primeira escola primária da aldeia. Não esquecido, ao lado, o nome da rua – rua da professora -. Posteriormente, em 1940, e a algumas centenas de metros foi construída a nova escola. Hoje, funciona como restaurante.

Circulei pela várias ruas, umas mais largas, umas mais estreitas, umas mais planas, umas mais acentuadas.Vi todo um povoado de características rurais. Há diferentes ambientes idílicos e rústicos naquele encruzilhado. Há pequenos miradouros. E há uma população a manter um modo de viver comunitário. Lindo. E mais, querem receber. Há também já várias opções de alojamento local. Querem-nos por lá, e querem muito bem!

Deixe um comentário