No concelho de Águeda, a visitar algumas das suas maravilhas na natureza, não podia deixar de fazer um time off no Parque Fluvial do Alfusqueiro. Localizado na freguesia de Préstimo e Macieira de Alcôba é um espaço encantador. Está junto à ponte romana sobre o rio Alfusqueiro. Vê-se, grande parte, da estrada nacional. E portanto, um convite irrecusável a parar o carro.

Os dias quentes já tinham passado. Aliás, visitei-o já no outono. Outubro, mas com muito do verão. Dia quente e luminoso. Perfeito para fotografar. O espaço está apetrechado de guarda-sóis de palha, num socalco relvado. Há também infra-estruturas como parque de estacionamento, parque de merendas e bar. No entanto, o melhor, o mais puro, o mais natural e o mais virgem estava alguns metros acima. Caminhando contra corrente, chega-se a uma bonita piscina natural, a mini cascatas, a um escape quase secreto camuflado por vegetação densa. Ali, também há parque de estacionamento e parque de merendas. E há muitas razões para querer ficar.

As cores e os sons da natureza. E à minha frente um cenário de filme, de postal. No silêncio e na calma do parque, um casal desfrutava – feliz & contente – de um completo e rico pic-nic. Lindo! Fui ter com eles. A interação com as pessoas é muitas das vezes o ex-líbris de cada paragem. Contam histórias. Partilham emoções. Ensinam. Confirmou-se! São locais, estão reformados, e fazem deste escape uma rotina diária. ‘’Menina, estamos reformados, precisamos de sair de casa, …, queremos paz e sossego, …, aqui somos felizes’’. Conversamos mais, muito mais, mas também me convidaram para almoçar. Boas terras, boas gentes. Bons ares!

Deixe um comentário