No concelho de Sever do Vouga, fiz um time off ALDEIAS em Amiais, a pequena-grande aldeia da freguesia de Couto de Esteves. Chegar lá é fazer vários km numa envolvente de densa vegetação verde. E portanto, expectativas elevadas!

Recolhida e inserida numa encosta da margem do rio Vouga, é das aldeias mais típicas da região. Portanto, foi descer até lá, numa estrada estreita de curvas-contra-curvas, quase ‘fechada’ pela natureza. Chego, e abre-se toda uma gigante ‘janela’. Luz para uma paisagem de serra. Enquadramento fantástico. Rodeada pela Serra da Freita, do Caramulo e de São Macário, a aldeia convida a que se circule a pé. Ar puro. Paz. Saúde. Foi o que fiz …

Hoje, vivem em Amiais, 16 pessoas, e eu falei com 4. Locais que recebem bem, e acompanham quem chega. ”Menina, eu vou consigo. A capela fica numa zona mais afastada, perto dos soutos. A eira comunitária, fica no casario.” Primeiro fomos pelo aglomerado de casas e os sinuosos e curtos caminhos. Tudo juntinho, e a remeter para o mundo encantado. Materiais típicos da região, como o granito e a madeira, e sinais de futuro. As habitações estão a ser reconvertidas e arranjadas. A eira, bem intervencionada, é ainda usada para a desfolhada do milho. O espaço, preenchido por um conjunto de espigueiros, representou o centro de convívio social da aldeia, desde sempre ligada às atividades agrícolas. E é também um magnifico miradouro sobre a albufeira da barragem de Ribeiradio. De frente, a poucas centenas de metros. Depois, seguimos, em direção à capela, num percurso de poucas centenas de metros. Em direção contrária ao casario, está rodeada e camuflada num contexto de mata. E é lá, que anualmente ainda é celebrada a Pascoela. Gentes de fé! A melhor forma de me despedir,…

Deixe um comentário