Visitar Oliveira de Frades é fazer um time off rico e diversificado, e é ficar com a ‘obrigatoriedade’ saudável de voltar. Há tanto para ver, há tanto para explorar …

Museu Municipal

O Museu Municipal, também designado por Museu das Técnicas Rurais, é um acervo de objetos etnográficos, ligados ao mundo rural e doados pela população, e objetos arqueológicos provenientes do território de Oliveira de Frades. Os vários espaços em que está dividido – arqueológico, rural, município em construção, artes e ofícios – permitem uma viagem na história e na cultura das suas terras e das suas gentes. Destaque, para a principal peça do museu, um veado em bronze, que se acredita tratar-se de um ex-voto que um caçador terá feito à deusa da caça, Diana, em troca de uma caçada favorável.

Percorrer o museu é o primeiro, e talvez o melhor, passo antes de se ir para o terreno.

Natureza – percursos pedestres

É incrivelmente bonita, e surpreendente, a natureza que preenche o concelho. São percursos quase secretos, e pouco conhecidos, que nos levam a desfrutar de maravilhas únicas. Um verde denso e rico, que se mistura com vários tons de terra, e quase sempre com a frescura da água transparente que desce da serra. São encantos da mãe natureza no seu estado mais puro e feliz. Cenários perfeitos. Intocáveis.

E há várias formas de os percorrer: i) P1, Rota dos rios e levadas, 12Km – num trilho de beleza rara através de carreiros e levadas; ii) P2, Rota do Gaia, 8Km – um forte atrativo são as quedas de água e os socalcos de antigos terrenos agrícolas; iii) P3, Rota dos Cabeços, 18Km – trilho composto por montanha e rio. Atinge a serra do Caramulo e passa pela típica aldeia da Bezerreira; iv) P4, Rota dos Caminhos com Alma, 10Km – principais pontos de interesse: o Dólmen da Arca, Monumento Nacional, e o Carvalhedo da Gândara, maior mancha nacional de carvalhos.

Património – Monumento Nacional

O património arqueológico do concelho é notável, e está reconhecido e classificado. Há, entre várias peças e objetos, monumentos nacionais: i) Anta da Arca – monumento megalítico situado em Paranho de Arca, entre Águeda e o Caramulo. Datada do período Calcolítico (cobre) está classificada como Monumento Nacional desde 1910. Apresenta a particularidade de não ter corredor e ser desprovida de mamoa, o que a torna diferente dos dólmens da Beira Alta. ii) Anta de Antelas – localizada em Pinheiro, e datada do IV milénio a.C. é monumento nacional desde 1990 devido às pinturas rupestres que decoram o interior da câmara. Consideradas as mais bem conservadas da Península Ibérica. 

Aldeia da Bezerreira

A aldeia serrana! Localizada na União das Freguesias de Arca e Varzielas, no alto da Serra do Caramulo, e a cerca 1000 metros de altitude é a povoação mais alta do concelho. A mais alta, e a mais típica. Mantém ainda muito da sua ruralidade e essência, mas tem também já sinais do presente, de tempos mais recentes, como são algumas habitações e os acessos à capela. Dedicada a N.ª Sr.ª de Fátima, ergue-se num local privilegiado da Bezerreira. Uma ‘espécie’ de miradouro natural, que permite avistar a Serra do Caramulo e a Serra de Montemuro, bem como uma visão superior sobre toda aldeia. É começar a visita ali, descobrindo cada uma das ruas em granito irregular, as quelhas, os canastros, as cortes do gado, e muitas outras particularidades, bonitas, das suas gentes.

Deixe um comentário