No nosso Portugal, e de norte a sul, surgem cada vez mais vias reservadas ao trânsito de peões e veículos não motorizados. As chamadas ecovias ou também ecopistas. São a atualidade, e são o futuro. São dos melhores escapes para quem gosta de lazer ao ar livre.

No concelho de Sever do Vouga, fiz um time off para conhecer e pedalar na – ecopista do Vouga -. Um dos destinos mais populares e atrativos da região para atividades na Natureza. Portanto, lá fui eu!

O percurso, de 10 km, corresponde à transformação de uma pequena parte da anterior linha ferroviária do Vouga. Uma das linhas mais bonitas do país, e que ligou o Norte ao Dão numa extensão de 140 km, de 1914 a 1990. Comecei numa das suas principais estações, a – estação de Paradela -. É lá o km zero! Completamente recuperada e convertida, e bonita, serve de apoio aos utentes da ecopista. Dispõe de parque de estacionamento e disponibiliza muitos outros serviços, como o aluguer de bicicletas e bar.

Começo a pedalar, e começo a ver do meu lado direito, em plano inferior, o rio Vouga. A pista, inserida num verde luxuriante, e num traçado um pouco sinuoso,  a fazer jus à alcunha de linha do Vale das Voltas, é uma viagem incrível. Emocionante. São curvas, contra-curvas, e são túneis encantadores a levar-nos até um dos mais belos cenários naturais do Vouga, a Ponte do Poço de Santiago. 2km separam a estação da ponte, e várias dezenas de metros separam o tabuleiro do poço. A mesma vontade que há para a atravessar, também há para recuar. É uma vista avassaladora, assustadora. Respeito! Mas fui, pedalei ponte fora. É todo um cenário lindoooooo e é uma sensação de liberdade única. Agora, é voltar a repetir, nos dias mais quentes, e aproveitar também a Praia Fluvial da Quinta do Barco, a poucas centenas de metros da estação.

Deixe um comentário