Para alguém que é natural de Vila Real o Porto devia ser uma cidade próxima a todos os níveis (estamos a menos de uma hora), mas não o é (pelo menos para mim)! Sim, o que está à nossa ‘beira’ tem sempre tempo de ser explorado, e vivido … Pior ainda é quando além disso se tende a não apreciar só porque está próximo e é acessível, porque é nosso!

A Ribeira é uma zona do Porto muito especial, é linda! As casas estão sobrepostas e coladas umas nas outras em cores de azul, amarelo, encarnado, verde, não têm mais de três a quatro pisos, estão ‘carregadas’ de vasos floridos nas varandas, algumas das janelas têm cortinas em renda colada ao vidro (já escura pelos anos), ainda se estende a roupa no estendal, e sim veem-se as peças mais engraçadas naqueles estendais … Também se veem porta sim porta não umas senhoras (já entradas na idade) à janela ou à porta a ‘marcar’ posição, mas é uma marca positiva! Sim, também são elas a vida daquelas casas, daquelas ruelas, da Ribeira!

Já tinha ido à Ribeira algumas vezes, mas passear por lá num time off é olha-la com outros olhos, é estar à beira, é entrar no espírito, é viver aquele dinamismo entre o majestoso Rio Douro, a ponte D. Luís e a ‘arquitetura’ habitacional intocável há anos (e que bom que não lhe têm tocado …)

 

Deixe um comentário