Tanah Lot, monumento

Talvez nenhum turista consiga ir até Bali sem passar por Tanah Lot. Um dos templos mais populares  da ilha, e um dos melhores spots para tirar fotografias e desfrutar sunsets. Mas o templo representa muito mais do que um ícone turístico. É uma formação rochosa no mar que tem vindo a ser moldada pelas marés e onde se reúnem Balineses (e não só) em bonitas e respeitosas cerimónias espirituais. É um espaço sagrado para adorar os Deuses do mar. E nós, turistas, também gostamos de ir até lá. As roupas, as cores, as oferendas, os sorrisos e a fé estampada no rosto contagia mesmo os mais descrentes.

Era um dos primeiros templos a visitar, e sabia que tinha que ir num final de tarde para poder viver o sunset. Mas já não sabia tão bem como ir, e com quem ir … Ou ia num tour, ou não tinha grande hipótese.

A viagem de mota

Estava a mais de uma hora de mota, talvez hora e meia, um transporte que nunca me foi familiar, nem como motorista, nem como pendura (risos!). Sim, é que ser pendura também tem que se lhe diga! E não é que quis ir de mota, e de pendura. Era uma scooter bem usada e pouco arranjada. Não era em formato tour, nem sequer conhecia muito bem o condutor (nada mesmo, risos), mas aventura, é aventura! (também ia até um templo sagrado, portanto estaria protegida, risos)

Fui, fomos, mais de hora e meia a subir e descer passeios (bermas de estrada), a contornar obstáculos, a passar por centenas de carros, carrinhas, animais e motas que circulavam tal como nós em todos os sentidos possíveis e imaginários. De vez em quando um verde imenso acompanhava-nos, eram arrozais a perder de vista e a fazer-me viajar … A scooter que parecia poder falhar a qualquer momento não falhou! Foi, voltou e proporcionou-me a melhor e mais feliz aventura em 2 rodas da minha vida.

 

Deixe um comentário