Vindimas

As Vindimas e o Douro são temas que me tocam, ‘alteram-me’. Mas alteram no bom sentido. São memórias e vivências tão intensas que nem o tempo as faz esquecer, antes, torna-as cada vez mais vivas! Depois da versão vindimas na vinha e em casa, fui mais à frente, fui até ao lagar, fui à pisa das uvas, saí de casa, abracei a versão turista.

Turista

Sim, um dia destes aceitei o desafio da Douro First de integrar um dos seus tours, o – Douro Vindimas -. Lá fui eu para mais um time off de um dia. O tour iniciou  em direção a um dos mais conhecidos miradouros da região – São Leonardo de Galafura -. Uma paragem que permite mais que ver vinha e rio, permite-me parar no tempo e ter tempo para sonhar. É o Douro magnífico! Depois, seguimos viagem até uma quinta típica, ainda em vinha velha e exploração familiar. Lá, foi feita uma introdução ao processo de produção do vinho. Visitamos a adega, foram feitas várias provas (muitas provas mesmo, risos). E sim, também houve o tempo das dúvidas/ questões, na versão divertida, está claro!

O almoço foi servido numa outra quinta, onde fomos recebidos como se fossemos da casa. Sentados, e com uma mesa bem recheada de comida e bebida apreciávamos a vista (vinhas, muitas vinhas!) enquanto íamos falando muito alegremente do que se seguiria – a entrada no lagar para pisar uvas -. Sim, este seria o momento do dia. Já o tinha feito, mas não o fazia há mais de 20 anos. Estava tão ou mais excitada como os que o iriam fazer pela primeira vez. Foi uma ‘lagarada’ em que pisamos, dançamos, cantamos, rimos e divertimo-nos, divertimo-nos muito (afinal estávamos na versão turista). Tudo, na companhia de um guia animado e conhecedor da região, que ia partilhando histórias da vinha, do vinho e das suas gentes.

Despedida

Já no Pinhão fizemos uma viagem encantadora no barco típico Rabelo. Um passeio calmo e tranquilo pelo majestoso rio Douro dividido por vales e vales de vinha sem fim. Uma paz que não se explica… A despedida foi feita a usufruir de um feliz sunset num outro miradouro bem conhecido, o de – Casal de Loivos -. E lá, lá disse que um dia iria voltar às vindimas na versão turista. Obrigada Douro First!

 

 

Deixe um comentário