O casamento é de facto um tema, e que tema! Não há país, não há continente, não há cultura que o poupe (pelo menos eu não conheço, risos). Estava um final de dia calmo. E lá, em Bali, final do dia é a partir das 18:00, a hora dos famosos e desassossegados sunsets.

Ainda andava num vai e vem de mergulhos, snorkeling (tentativa de snorkeling, risos) e no terraço de casa quando um grupo de crianças locais se juntou a mim nesse vai e vem. Crianças alegres e felizes, que mergulharam vestidas, nadaram não sei bem como. Comunicaram com os olhos, com os membros e com muitos sorrisos.

Também na praia, e bem junto de nós estava montada desde manhã cedo uma tenda que fazia adivinhar festaaaaaa. Nós, eu e as crianças, não estávamos convidados (risos), mas isso não foi tema. Tema mesmo foi quando comecei a ver chegar alguns dos convidados e a noiva (que gostos à parte, se fazia vestir lindamente, e com uma mega coroa). Sim, afinal a festa era um casamento. Um tema sempre interessante…

O casamento

Não perguntei a idade da noiva, isso não se pergunta (pelo menos diretamente, risos). Mas em conversa com o anfitrião (e como quem não quer a coisa) lá fiz questão de saber algumas especificidades dos casamentos Balineses, e mais alguns detalhes está claro (risos). “Aqui têm idade para casar? É que a noiva parece-me tão jovem!” (devia ter mais uns 10 anos que as crianças que brincavam comigo). A primeira parte da resposta não foi surpreendente. Era mesmo expectável, ‘as mulheres aqui casam jovens, grande maioria aos 17 anos’, mas terem limite, é um pouco too much, ‘e nenhuma mulher casa depois dos 22 anos’. Este sim foi o verdadeiro tema! Se não fores até aos 22, estás ‘arrumada’ (risos).

Não sei até que ponto este limite é levado a sério. Nem sei mesmo se ficas arrumada se os passares e não te casares. Mas, seja o que for, não perdi tempo e regressei à festaaaaaa, que será o mesmo que dizer ao vai e vem …

Deixe um comentário