Bali

Bem, viajar para Bali não é exatamente o mesmo que viajar até à capital. É viajar para outro país, para outro continente, para outra cultura. Para outra filosofia de vida, em que muito pouco há em comum com Portugal. E portanto, antes de viajar há que tomar algumas precauções, a vários níveis!

A segurança era um tema mais ou menos assegurado. Bali aparecia para viajantes femininos e a solo como dos destinos mais seguros no mundo. E as estatísticas se existem, é para acreditarmos nelas (risos). Tema fechado! Faltava a questão da saúde, lá o serviço de saúde não é comparável com o nosso, ou talvez seja, se recuarmos 100 anos atrás (risos). As vacinas não eram obrigatórias, portanto assumi até dois dias antes de viajar que não ia dar nenhuma.

No entanto, em conversa com uma amiga fui quase que ‘empurrada’ para a consulta do viajante, “amiga, não custa prevenir, passa lá e ouve o médico, vais viajar várias semanas, saúde é tudo”. Passadas poucas horas estava a ser consultada, levei duas vacinas, e levei um puxão de orelhas, ‘devia vir antes, mas já leva as vacinas principais e possíveis a dois dias de viajar, …, e por favor não coma nada dos mercados de rua, nada mesmo’.

Os mercados

Cheguei a Bali, e sabia que os mercados de rua deviam ser muitos, principalmente em zonas próximas ao mar. São espaços que gosto, e gosto em qualquer lugar! Gosto de andar nos mercados e sentir aquele cheiro (cheiro bom! o cheiro a peixe fresco, a comida a cozinhar), gosto da vida e agitação dos vendedores e gosto de comer de forma descontraída nas mesas corridas em que o espaço é apertado e a privacidade não é nenhuma (risos). Ali não olho a detalhes, nem posso olhar,…

Passei por um mercado logo no segundo dia, não comi nada, só me lembrava da recomendação – não coma nada dos mercados de rua -. Mas no dia seguinte e no dia depois ao seguinte continuei a passar por este e outros mercados, “isto está cheio de gente a comer, e cheio de turistas como eu, não acredito que vá correr mal”, e não correu. Jantei em vários mercados, e correu bem. Sorte ou não, não sei. Sei que saboreei e gostei!

 

 

 

 

Deixe um comentário