Fui até São Tomé do Castelo. Uma localidade do concelho de Vila Real, a cerca de 15 minutos de carro da cidade. Não fui atrás de castelos, que também gosto, e muito (risos), fui mesmo foi à procura do miradouro. O – Miradouro do Sagrado Coração de Jesus -. É um miradouro que se consegue avistar a vários kms, de várias zonas. Já há muito que o queria visitar. ‘Um dia tenho que ir até lá’, ‘Bem, a vista deve ser soberba’, ‘Será que há acessos até lá’, … O dia chegou, um time off matinal solarengo.

O miradouro

Vê-se a muita distância porque de facto fica num ponto muito elevado, e num ponto único. É só o miradouro, e é só o Sagrado Coração de Jesus! Da aldeia até lá não há muito que enganar, é seguir a mesma estrada durante talvez uns 15 minutos de carro, uma estrada estreita e com o alcatrão remendado aqui e ali, mas circula-se bem. Fui em passeio, fui com calma! A vista é na sua maioria agreste, é serra, muita serra descampada, são muitos penedos, é muita pedra, e é também algum verde à mistura.

Chego e deparo-me com um largo gigante, uma capela e uns anexos a esta, e sinto que estou quase lá, estava no Santuário de São Bento, ‘o miradouro não é aqui, é lá em cima’, mas comecei por ali, foi o aquecimento (risos). Estacionei o carro e imaginei aquele espaço no verão, na romaria de São Bento. Sim, a capela e os anexos devem ganhar uma outra dimensão.

Depois, subi calmamente lá em cima, numa subida em calceta portuguesa, e numa espécie de espiral que contorna o monte, o ponto elevado! A subida vai permitindo uma vista de diferentes ângulos, e com diferentes vistas. Lá em cima, um largo arredondado e a figura do Sagrado Coração de Jesus, alta e virada para quem chega. Pronta a receber, e a proteger (risos). Pois, é que o miradouro é ainda muitoooo mais alto lá de cima, mais alto, e mais bonito!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário